Pesquisa de artigo ISSN 2527-2071
Normas para publicações

1. A Revista Eletrônica de Odontologia e Clínica Integrada da UNIRP - Universitas é um periódico semestral que recebe contribuições científicas inéditas na forma de texto, vinculadas às áreas de ciências da saúde e biológicas.
 


2. Os textos devem ser necessariamente, Artigos Científicos destinados à apresentação de Resultados de Pesquisas Científicas, de Revisão Bibliográfica de relevância e Relato de Caso Clínico. Não podem eles terem sido publicados anteriormente, ou serem encaminhados, simultaneamente, a outro periódico. Os dados, conceitos, declarações contida nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de total responsabilidade dos autores.
 


3. Os artigos devem ser redigidos de maneira clara e concisa, e serão submetidos à apreciação de revisores voluntários da revista enviados no email, reocli@unirp.edu.br que os indicarão ou não para publicação e, se for o caso, para adequação. A decisão será comunicada aos autores, via e-mail, sem compromisso de devolução dos originais.

3.1 Cada artigo será analisado por dois revisores voluntários e, em caso de pareceres divergentes, submetido à avaliação de um terceiro revisor. Os critérios que nortearão tal análise serão, fundamentalmente, a relevância científica, a originalidade, o apuro técnico, a concisão e a clareza dos textos apresentados.

3.2 Caso haja eventual sugestão de adequação pelos revisores, os autores deverão enviar novo original, com as correções sugeridas, contendo todos os dados de identificação enviados anteriormente. Justificativas do não atendimento das sugestões devem ser enviadas em arquivo anexo.

 

4. O Conselho Editorial da revista se reserva o direito de efetuar pequenas alterações nos artigos, com o objetivo de adequá-los ao estilo da revista, desde que não resultem em modificação de conteúdo.
 


5. Os artigos aceitos serão publicados na Revista, em formato eletrônico e serão de absoluta responsabilidade dos autores suas afirmações e conceitos emitidos.

Somente artigos com todas as partes listadas a seguir serão admitidos para análise pelos revisores. Não sendo observadas algumas dessas partes, poderá ser admitido quando devidamente justificado e aceito pelo Editor de Layout, consultando-se, previamente, o Corpo Editorial.

Revista Eletrônica de Odontologia e Clínica Integrada da UNIRP - Universitas


1. O artigo poderá ser escrito em formato A4, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm, com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm, em fonte Arial tamanho 12 e sem numeração de página, com, em média, de 10 a 35 laudas.



2. Título e Subtítulo - Título e subtítulo (se houver) devem figurar na primeira página do artigo, em fonte Arial tamanho 14 e apenas a inicial da primeira palavra com a letra maiúscula, separados por dois pontos (:) e, no idioma do texto, no caso, Português ou Inglês.



3. Autor(es) - O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) vir logo abaixo do título, alinhado à direita e com o chamamento em número exponencial sequencial, somente com as suas iniciais maiúsculas e o último sobrenome em caixa alta. A(s) informação(ões) do(s) autor(es) deve(m) ser indicada(s) no rodapé, justificado, antecedida(s) do respectivo número exponencial, seguido de um ponto, e contendo a identificação daquele(s), sem abreviação(ões) (formação, instituição a que pertence, unidade, departamento, cidade, Estado e endereço eletrônico).



4. Resumo - Texto em Português, trazendo o resumo do artigo com suas premissas, os objetivos, as metodologias aplicadas, os principais resultados e conclusões. Deverá apresentar entre 100 e 250 palavras, e com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm. Não dividir o resumo em parágrafos, nem se utilizar de citações bibliográficas.
 


5. Palavras-chave - Palavras representativas do conteúdo do artigo, que devem ser antecedidas pela forma Palavras-chave, separadas, entre si, por ponto e finalizadas também por ponto. O(s) autor(es) deve(m) indicar, no mínimo três e, no máximo, seis palavras-chave em Português, para indexar seu trabalho.
 

5.1 Normas para adoção de palavras-chave ou descritores: consulte DeCs - Descritores em Ciências da Saúde.http://decs.bvs.br/
 


6. Título em Inglês - Título e subtítulo (se houver) devem figurar na primeira página do artigo, em fonte Arial tamanho 14 e com apenas a inicial da primeira palavra em maiúsculo, separados por dois pontos (:).
 


7. Abstract - Não se trata, necessariamente, da tradução literal do resumo, mas sim de um texto sucinto em Inglês, oferecendo as mesmas informações do Resumo, com suas premissas, os objetivos, as metodologias aplicadas, os principais resultados, e conclusões. Deverá apresentar entre 100 e 250 palavras, e com espaçamento simples entre linhas. Não dividir o resumo em parágrafos, nem se utilizar de citações bibliográficas.
 


8. Key-words - Palavras em Inglês, representativas, em inglês, do conteúdo do artigo e que devem ser antecedidas pela forma Key-words, separadas, entre si, por ponto e finalizadas também por ponto. O(s) autor(es) deve(m) indicar, no mínimo três e, no máximo seis palavras-chave em Inglês, para indexar seu trabalho.
 


9. Corpo do Artigo - Os elementos que constituem o corpo do artigo devem abranger:

9.1 Artigo Científico:

9.1.1 Introdução: Parte inicial do artigo, contendo a delimitação do assunto tratado, seu objetivo, de forma clara e concisa, e outros elementos para situar o seu tema.

9.1.2 Metodologia: Exposição ordenada e pormenorizada do método empregado para a realização da pesquisa.

9.1.3 Resultados e Discussões: Parte principal da pesquisa, contendo os resultados e discussões do assunto tratado, de forma objetiva e coerente.

9.1.4 Conclusão: Parte final da pesquisa, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

9.2 Artigo de Revisão Bibliográfica:

9.2.1 Introdução: Parte inicial do artigo, contendo a delimitação do assunto tratado, seu objetivo, de forma clara e concisa, e outros elementos para situar o seu tema.

9.2.2 Desenvolvimento: Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme as normas Vancouver, que variam em função da abordagem do tema e do método.

9.2.3 Conclusão: Parte final da pesquisa, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.

9.2.3 Observação: artigos que envolvam pesquisa em seres humanos deverão enviar anexo o número do Parecer de Aprovação do CEP.

 

10. Referências - As referências devem ser redigidas na ordem conforme são citadas no texto, em conformidade com as normas de Vancouver. Normas de Padronização Bibliográfica seguindo os Requisitos Uniformes de Vancouver.

1. Tabelas, quadros e figuras (gráficos, mapa, desenhos, fotos, e outros material), devem vir na sequência em que foram citados no texto,
seguidas de legenda posicionada acima do elemento. O título de cada tabela, quadro e/ou figura deve ser
escrito em português e fonte Arial, tamanho 10.
2. Agradecimentos (opcional) - Várias instituições de financiamento exigem, formalmente,
que o seu apoio seja referido neste ponto. Mesmo que tal não fosse obrigatório, faz parte das regras de boa cordialidade científica mencionar
as instituições que apoiaram o trabalho. Colocam-se os agradecimentos entre a Conclusão e as Referências.
3. As decisões tomadas pelo
Conselho Editorial não admitem qualquer espécie de recurso.
4. Em caso de descumprimento de qualquer um dos requisitos mencionados,
o Conselho Editorial da Revista, prontamente, desqualificará o artigo.
5. Compete ao(s) autor(es) a responsabilidade de acompanhar o
andamento da avaliação do artigo submetido a apreciação por meio da Revista Eletrônica de Odontologia e Clínica Integrada do UNIRP - Universitas.

6. Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Editorial da Revista.
Revista Eletrônica de Odontologia e Clínica Integrada da UNIRP - Universitas -
www.unirp.edu.br
E-mail: reocli@unirp.edu.br
Telefone: (17) 3211-3172 / 3211-3148

Centro Universitário de Rio Preto- UNIRP -
Rua Yvette Gabriel Atique, n°45 - Boa Vista, São José do Rio Preto - SP, CEP:15025-400